segunda-feira, 2 de junho de 2008

Da série "Não pode"

E não é que a série "Não pode" com sotaque de Renata Sorrah (Nãnãnão Pódiii) deu sequência?
Algumas pessoas me mandaram por e-mail suas sugestões e vou transcever aqui suas opiniões, reservando suas identidades, a pedidos:

1) Outras palavrinhas mágicas foram lembradas: "Oi", "Olá", "Bom dia", "Boa tarde", "Boa noite" e "tchau". Estas estão imediatamente associadas ao velho e ruim hábito do carão que definitivamente: Nãnãnão pódiii.
Ser educado e simpático não machuca ninguém.
2) Gente que não reconhece os feitos, qualidades ou méritos do coleguinha ao lado: Nãnãnão pódiii.
Dá o crédito à quem é de direito. O colega, seja na vida ou no trabalho, fez uma coisa bacana, reconheça, valorize, isso motiva o ser.
3) Gente que interrompe seu raciocínio e corta o que você está falando, seja na vida ou no trabalho: Nãnãnão pódiii.
Conclusões de raciocínio geram uma coisa prosaica chamada conversa. Ouça para ser ouvido.
4) Gente que te joga uma bomba no colo no meio de uma reunião de trabalho quando essa trolha pertence à ela, por exemplo, e você é obrigado a grunhir "oi?" fazendo a tola: Nãnãnão pódiii.
Depois de grunir você vira para essa doce criatura com a sua melhor voz de fada e fala: "Não amor, lembra que você disse que cuidava disso? Então, tô contando com isso." Apesar de você ter vontade de naquele momento grudar a truqueira em questão é preciso ter clarividência de contornar a situação e deixar a saia justa para ela. Truqueiro que é truqueiro cata de longe terreno impróprio e se manca. Fora que todo mundo ao redor vai ficar com a mensagem residual que o problema passa a ser do outro e não seu.
5) Perfume é uma coisa muito perigosa. Os outros sentirem o seu cheiro no rastro que deixa quando passa: Nãnãnão Pódiii.
Acho esse tema bem delicado, talvez por eu ser alérgico a perfume. Sendo imparcial, você adora perfume, ok. Mas usa pouquinho, deixa o cheiro ser percebido por quem chega bem de pertinho em você, como se fosse do seu dna, sabe? Impregnar o ambiente com esse odor é péssimo.
6) Gente que arruma bafo quando divide a conta no restaurante: Nãnãnão pódiii.
Se achou injustiçado? Vê se tem clima para argumentar. Caso contrário, abafa e solta o aqué. "Vão os anéis e ficam os dedos".
7) Vendedor de loja, de qualquer loja: Nãnãnão pódiii.
Esse é um tema para capítulos. E é do mesmo grupo sanguíneo de operador de telemarketing. Melhor estar pulando esse assunto.
8) Gente solta que você mal conhece, ou nem conhece que puxa assunto no elevador: Nãnãnão pódiii.
Bom, não sei você mas eu faço o louco, dou um sorriso amarelo e viro a cara. Silêncio em alguns lugares são super bem-vindos.
9) Ter que sentir o cheiro da falta de assepsia alheia: Nãnãnão Pódiii.
Sem comentários. Se lava antes de sair de casa.
10) Gente que faz a íntima ou vive de "dropname": Nãnãnão Pódiii.
Peloamor, é de apavorar. Faz assim, se me permite, aceita que você conhece, ou conheceu, sei lá, aquela pessoa babado e guarda para si. Isso é apenas um fato e não um mérito. Não te faz melhor. Externar isso de maneira solta faz de você um bobão, um jacú, sabe? Fazer que conhece e chegar íntima é constrangedor.
11) Gente que fica parada do lado esquerdo da escada rolante ou anda de carro super devagar na faixa da esquerda: Nãnãnão pódiii.
Desempata a vida alheia, lado esquerdo de vias, escadas ou acessos foram feitos para escoar o fluxo, portanto se você tá de passeio ocupe o lado direito e boa paisagem.

Estes foram os pontos levantados.
Se você tiver mais algum põe prá fora.
Não somos nenhuma Gloria Kalil, mas temos bom senso, né?

Arrasa nos bons modos e na simpatia!
É super moderno ser civilizado.

Nenhum comentário: