sexta-feira, 18 de abril de 2008

Cabelo, cabeleira


Os humanos apresentam entre 90 e 150 mil fios de cabelos no couro cabeludo. Dez por cento a mais nos louros e dez por cento a menos nos ruivos. Em média, estes fios crescem 1 cm por mês (0,37 mm/dia) e a perda normal está entre 50 e 100 fios diários.
O cabelo é uma haste fibrosa, formada por células mortas compostas de uma proteína chamada queratina, produzida por células chamadas queratinócitos (a única parte viva do fio) que se encontram no bulbo, na derme do couro cabeludo.
A cor do cabelo é resultado de outra proteína, chamada melanina, produzida por células chamadas melanócitos, que se encontram junto da papila, a parte onde se dá a reprodução celular.

Sabia?

Pois muito bem, isso tudo para dizer que preciso marcar hora com o Alex para cortar cabelo. Corto cabelo com a mesma pessoa, o Alex, há mais ou menos 08 anos. Hoje em dia ele atende num salão na Barão de Ipanema, em Copa. O ambiente é super Copacabana, tudo-ao-mesmo-tempo-agora, é engraçado. Um monte de gente conhecida corta com ele também, um bafo o Alex. Vou regularmente de duas em duas semanas. Meu cabelo, se deixo crescer, é encaracolado. Já viu algum grisalho ficar bem de cachinhos? Nem eu, por isso uso reco desde o aparecimento do primeiro fio de cabelo branco. Já perdi as contas de quanto tempo sou grisalho, tudo bem que hoje em dia sou quase um cabeça branca, mas tá ok! Nos anos 80 eu tinha cabeleira, mas isso é uma outra história.

Nenhum comentário: